Local
Os lugares mais apropriados são aqueles distantes das fontes de calor como tubulações de água quente, fogões e motores (estes, ainda tendo como agravantes a vibração das máquinas), além dos próprios raios solares. A implantação mais favorável é na face sul da edificação ou na área mais sombria. É fundamental que a adega esteja localizada em locais de boa aeração, sem infiltrações ou suscetibilidade a intempéries, impedindo assim o acúmulo de umidade e o desgaste acelerado dos materiais.
Uso e Dimensões
É importante definir o que se espera da adega. Se, além da armazenagem de bebidas, deseja-se que o local também se destine a reunir pessoas para um degustação, é necessário isolar esta área de convívio da dos vinhos, uma vez que a presença constante de pessoas interfere no seu descanso. As adegas climatizadas podem ser de dois tipos principais: Armários ou Ambientes. A definição será de acordo às dimensões disponíveis em cada situação, bem como à relação da adega com os demais elementos que compõe o espaço.
Armazenamento
No armazenamento, a disposição das garrafas deve garantir o contato da rolha com o vinho, evitando a entrada de ar e consequente oxidação da bebida. A posição deve ser, portanto, horizontal ou levemente inclinada. A posição inclinada é propícia para a leitura dos rótulos, bem como para garantir a decantação do resíduo dos vinhos de guarda já na base das garrafas, facilitando o serviço. Os garrafeiros podem ser projetados como receptáculos individuais ou em pequenos grupos.