Escolha o charuto pela cor

Saber escolher a marca do charuto é o primeiro passo para quem gosta de apreciar o hábito. Para isso, é essencial conhecer o fumo e também a origem do produto, assim como ter cuidados especiais com o armazenamento, que deve ser feito em armários climatizados, que garantam o controle de temperatura, iluminação, umidade e esterilização.

 

Porém, para garantir a qualidade do charuto a ser degustado, é importante diferenciar as opções também pelas cores, que trazem variações de acordo com o processamento da folha que enrola, os tipos de fumo e de solo e da quantidade de luz solar que a folha ficou exposta. Confira as dicas da Reality Cigars que partilhamos com vocês:

1 – Claro: A tonalidade clara é obtida pelo cultivo do fumo à sombra e tem gosto neutro.

2 – Colorado claro ou Natural: Cor de capas cultivadas ao sol.

3 – Colorado maduro: Parte do mesmo princípio do Colorado, porém em um tom pouco mais escuro.

4 – Colorado: Varia entre o marrom-médio e o vermelho-escuro, e caracteriza-se pelo aroma e sabor sutil.

5 – Double claro ou candela: A cor está entre o verde claro e o amarelo, obtida por um processo térmico de secagem rápida que retém a clorofila das folhas de capa, mais adocicada.

6 – Maduro: Varia entre o marrom-avermelhado muito escuro ao quase preto, com fermentqação mais longa e preparado em condições mais quentes que as normais. Traz um aroma suave, sabor encorpado e adocicado.

7 – Oscuro: É obtido deixando as folhas o maior tempo possível na planta, geralmente provenientes do Brasil e México.

Escolha a cor que mais agrada ao seu paladar, e lembre-se de armazenar seus charutos em armários especializados, como os produzidos por nós, da Lacava:

ENTRE EM CONTATO